Esforço é o segredo do sucesso?

Mindset é um termo em inglês que poderia ser traduzido por – mentalidade, modelo mental ou configuração mental.
Existem muitos estudos a respeito, e inclusive vários livros.

Este assunto me chamou atenção quando eu descobri este livro aqui falando sobre a nova psicologia do sucesso:

mindset

Cada um de nós possui a predominância de um mindset diferente, ou seja, cada pessoa, de acordo com suas experiências de vida e criação, tem uma configuração mental diferente. Mesmo irmãos gêmeos, criados pelos mesmos pais, podem ter mindsets diferentes, que é a forma como eles enxergam suas experiências.

Na verdade, todos nós temos os dois tipos de mindset, por isso eles podem ser desenvolvidos e até mesmo alterados. O que não significa que seja fácil. Com um trabalho de mudança de foco, você pode sair de um mindset fixo e desenvolver o mindset de crescimento.

Os estudos feitos pela PHD Carol S. Dweck, por mais de vinte anos, revelam que a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.

Mindset fixo: Cria a necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor. A pessoa com esta configuração mental acredita que sua inteligência e suas capacidades são imutáveis.

Crianças que tem esta configuração não gostam de serem desafiadas, pois correm o risco de não acharem mais que ela é inteligente se ela falhar. Ela acaba optando por situações de menor risco e maior conforto. É possível que estas crianças se tornem adultos que percam interesse quando não se sentem inteligentes. Ou mesmo que entendem que o fracasso é uma identidade e não uma situação passageira.

(ATENÇÃO PAIS! Não elogiem seus filhos por serem inteligentes! Isso pode fazer com que eles tenham medo de errar e por consequência, perderem a inteligência deles.)

O foco não está no aprendizado e sim na imagem que ela passa para o outro.

Como a pessoa acredita que a inteligência é um dom (já que as características são imutáveis), ela não se esforça mais do que o necessário para atingir um resultado.

Se elas não conseguem o resultado com aquele esforço, ela atribui a culpa do resultado para outra pessoa, e buscam se eximir de qualquer responsabilidade.

O medo de tentar algo novo e fracassar é paralisante!

E friso que, o esforço – nestes casos – não é visto com bons olhos.

Mindset de crescimento: Pessoas que cultivam esta configuração mental, acreditam que são capazes de desenvolver novas aptidões por meio de seus próprios esforços.

A crença de que é possível desenvolver as qualidades desejadas cria uma paixão pelo aprendizado. Significa que tudo é mutável e que todos podem aprender e aprimorar sempre.

Crianças de minset de crescimento adoram um desafio! Isso porque elas entendem que tudo faz parte do aprendizado e desenvolvimento delas. É possível que estas crianças se tornem adultos que vão além de seus limites, vejam o fracasso apenas como uma experiência penosa – que gera possibilidade de aprendizado para situações futuras e não são capazes de definir alguém.

A visão do esforço é bem positiva – a chave do sucesso – e até mesmo os gênios precisam se esforçar para ter resultados. Como Muhammad Ali, Michael Jordan, Tiger Woods, Cristiano Ronaldo, Michael Phelps, Cesar Cielo, entre muitos outros que se destacam pelo seu esforço em serem os melhores no que fazem.

Destaco neste ponto que O mindset de crescimento permite efetivamente que as pessoas gostem do que fazem, e continuem a gostar mesmo diante de dificuldades. Os atletas, CEOS, músicos e cientistas com esta configuração mental adoram suas atividades, o que não é o caso de muitos dos de mindset fixo.

Para ilustrar:

                “Acho que a inteligência é uma coisa que exige esforço para se conseguir… não é simplesmente um dom… . A maioria das crianças não se oferece para responder a uma pergunta se não tiver certeza da resposta. Mas eu geralmente levanto minha mão para responder, porque, se eu estiver errada, meu erro será corrigido. Ou então levanto a mão e pergunto: “Como posso resolver esse problema?”, ou “Não entendi bem. Você pode me ajudar?”. Fazendo isso, estou aumentando minha inteligência” (relato feito por uma menina da sétima série).

(ATENÇÃO PAIS! Elogiem seus filhos pelo esforço que eles tiveram para chegar em um resultado! Assim, ele aprende que é preciso se esforçar – por consequência, não vai ter medo de errar.)

Dicas para desenvolver seu mindset de crescimento:

  • Procure levar o seu foco para os aprendizados que você tem durante as situações desafiantes.
  • Entenda o esforço como passo fundamental para o sucesso
  • Se questione:
    • O que eu aprendi com isso?
    • O que eu posso fazer de diferente da próxima vez que eu passar por situação semelhante

Fez sentido para você?

A propósito, indico muito a leitura deste livro!

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

4 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.