Quer mudar seus hábitos? Então leia!

111949251SZ

Você já parou para pensar nos seus hábitos? Por que que toda vez que você almoça você come um docinho? Ou chega em casa dirigindo e percebe que você não prestou muita atenção no caminho? Ou mesmo, chega em casa, senta no sofá e liga a TV e quando vê já é hora de dormir?

Já se perguntou também se é possível mudar um hábito?

Este livro escrito por Charles Duhigg nos conta mais sobre o loop do hábito, e porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

Os hábitos são ações criadas pelo nosso cérebro para manter nossa energia, ele simplesmente coloca alguns atos no famoso piloto automático.

E como identificar nossos hábitos?

Na primeira parte do livro, o autor nos conta o loop do hábito.

Para todo hábito temos:

A Deixa – que é o gatilho que nos leva a ter determinados comportamentos

A Rotina – o comportamento em si

A Recompensa – o que você ganha com aquele comportamento.

loop do hábitp

Quando você começa a tomar consciência de algum hábito que você queira criar ou mudar, é extremamente importante analisar os 3 elementos acima.

1º) Identifique qual é a rotina: o comportamento que você quer mudar.

Aí você se pergunta: Qual é o gatilho deste comportamento?

2º) Identifique o gatilho: Ele pode ser relacionado à algum lugar, ou hora, estado emocional, outras pessoas, ou mesmo a ação imediatamente anterior.

3º) Identifique a recompensa (ou seu anseio): O que você ganha com este comportamento, qual é o anseio que você atende?

Com as 3 etapas em mente, você consegue isolar a deixa e a recompensa e mudar o seu comportamento.

O exemplo dado pelo autor no livro foi: Ele tinha o hábito de comer um cookie todas as tardes no trabalho. Após levantar os 3 elementos do hábito, ele identificou que o gatilho era disparado por querer se socializar(recompensa), o que ele normalmente fazia na copa do escritório comendo um cookie. Sabendo disto, em vez de ir à copa, ele se planejou para toda tarde tirar 10 minutos e ir conversar com algum colega de trabalho na mesa dele; e não ir à copa, e assim desfez o hábito.

Para você criar um novo hábito é preciso se programar para ele. Vou te dar um exemplo real, que eu vivi. Por um tempo, eu fui para academia às 6h. Para isso, eu tinha que acordar às 5h, me arrumar, tomar meu café, pegar minhas coisas e ir.

Criei um gatilho: me prepara todas as noites – deixava separada a roupa de ginástica, minha bolsa de academia, minha bolsa do trabalho, minha roupa de trabalhar e ainda deixava o café da manhã no jeito.

Quando o despertador tocava, eu já levantava, me arrumava para academia, tomava meu café e saia de casa.

Minha recompensa era a sensação de dever cumprido, de ser capaz de me desafiar e ainda, vencer minha preguiça. Quando chegava ao trabalho às 7h30, já estava super desperta, com energia à mil, enquanto meus colegas de trabalho estavam com aquela cara de sono! Rs…

Mudar de hábitos é fácil?

Me diga você!

Acredito que com esforço e dedicação, qualquer dificuldade diminui e até desaparece.

No livro, o autor também fala sobre os hábitos em organizações bem-sucedidas, como na Target e também hábitos da sociedade. Vale a pena a leitura!

Crie hoje mesmo o seu mapa de hábitos (que eu já mostrei como faz!) e se prepare para ter uma vida melhor. Com hábitos saudáveis, de desenvolvimento e agregadores de vida.

 

“Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” – Aristóteles

 

 

 

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

5 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s