Quer realizar mais em sua vida! Siga este MAPA!

O que não é medido não é gerenciado”, já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard

Uma líder me disse essa frase uma vez. E tomei ela para vida.

Como eu ia saber que estava conseguindo realizar tudo o que eu me propus, ou mesmo melhorar minha performance? A rotina corrida, muito trabalho e cansaço, me faziam esquecer do que eu queria realizar.

Queria voltar a ler mais livros, queria realmente fazer atividades físicas todo dia, fosse yoga ou academia, queria beber mais água e estudar mais sobre minha área de atuação, sem esquecer da meditação. Fora tudo isso, ainda trabalhava em tempo integral, 8 horas e 48 minutos todos os dias.

Encontrei no mapa de hábitos uma forma de me manter focada nos objetivos, de forma a ver a minha evolução diária e conseguir ao final do mês mensurar os meus resultados.

Todo mês, desenho na minha agenda um mapa como este, com a lista de hábitos e os dias do mês. E marco todos os dias que consegui completar a meta.

Mapa de hábitos

Vocês não imaginam o tanto de coisa que já consegui realizar mapeando diariamente minhas ações.

– Alguns de vocês podem pensar: “Nossa! Que exagero!”, “Pra que perder tempo com isso!”, “Eu não preciso disso para conquistar meus objetivos”, “Gente! Que maníaca controladora”.

E tudo bem ter pessoas que pensam assim. Eu realmente não me importo muito, porque esta foi a maneira que encontrei para mim. Bem personalizada, dentro das minhas necessidades! E funcionou perfeitamente para o que eu queria.

Sei que cada pessoa tem um jeito, e eu estou bem longe de ter uma fórmula mágica que agrade a todos.

Mas meu objetivo ao dividir esse hack de vida com vocês, é simplesmente fazer vocês pensarem.

Como vocês fazem para manter o foco das suas ações? Para ver se vocês estão se sabotando em alguma atividade? Para terem disciplina diária? E para saber quando comemorar seu sucesso?

É importantíssimo comemorarmos cada sucesso nosso ao longo da caminhada. Ninguém disse que seria fácil – se fosse fácil, todo mundo seria expert em tudo. Mas é muito possível voltarmos nossas atenções para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional e ao mesmo tempo, conseguirmos equilibrar com nossa rotina! Com nosso dia-a-dia.

Lembrem-se! A todos foram dadas as mesmas 24 horas por dia. Você está usando bem o seu tempo para o seu desenvolvimento ou está igual o Zeca Pagodinho, e no final do ano você se assusta com o Natal?!

Bom! A dica é essa, experimentem fazer um mapa de hábitos para vocês. O que vocês querem realizar neste ano?

Meçam o esforço e o resultado de vocês, dessa forma, a sensação de poder de execução e realização aumentam muito e você entra em um ciclo virtuoso de vida!

Bora começar?

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

2 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s